top of page
LogoAdma2015NoPayoffRevTrasp.png

“O aniversário” da ADMA

11 aprile 2023

2015%20-%20Torino%20(7)_edited.jpg

 

18 abril 1869 – 18 abril 2023

Celebramos “o aniversário” da ADMA

Olhando Maria Auxiliadora.

 

Introdução

Reunidos em torno de Maria, queremos contemplar o quadro que D. Bosco quis nos deixar como um sinal de sua devoção a Maria Auxiliadora. Hoje como naquela época, ele nos repete: "Sede devotos de Maria Auxiliadora e vereis o que são milagres".

Em Valdocco, a grande pintura domina o altar e o tabernáculo como se quisesse nos mostrar que Maria quer que nos deixemos levar pela mão e que sejamos levados a Jesus, o verdadeiro centro de nossas vidas.

 

As orelhas

Evangelho

O anjo respondeu a Maria: "O Espírito Santo descerá sobre ti. A criança que vai nascer será, portanto, santa e chamada Filho de Deus... Então Maria disse: "Eis que eu sou a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra".

 

Toda a vida de Maria é feita de escuta... Maria sabe escutar, com paciência, com humildade, com muita atenção. Seu silêncio nunca é vazio, pesado, frio, mas sempre cheio de escuta. Ela escutava a Palavra de Deus, escutava seus pais, escutava Jesus, escutava a voz de Deus na história, nas pessoas e no que estava acontecendo com ela... A escuta de Maria continua para a humanidade!

Ave Maria…

 

Rezemos Juntos:

Ó Maria, mulher com um coração que escuta, capaz de encher seu intenso silêncio de escuta, nos torne capazes de escutar atentamente cada voz que Deus usa para falar conosco. Tornai-nos capazes de escutar com obediência aos pais e educadores, com interesse àqueles que expressam um pensamento, com solidariedade e sinceridade àqueles que precisam compartilhar uma tristeza. Conceda que possamos saber escutar a Palavra de Deus com sua fé, com sua concentração, com seu silêncio. Amém.

 

A boca

Evangelho

Maria partiu para a montanha e rapidamente chegou a uma cidade em Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel... Então Maria disse: "Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador".

 

Maria falou muito pouco, mas suas palavras no Evangelho são de imensa profundidade, intensidade e riqueza. Ela continua a repetir para nós as palavras de que precisamos e nos ensina a nos concentrar no essencial, dando graças a Deus.

Ave Maria…

 

Rezemos juntos:

Ó Maria, mãe das palavras que aquecem o coração, deixe-nos aprender de você a falar suavemente, a falar a verdade, a comunicar palavras que constroem a paz. Ensinai-nos também as palavras de anúncio, as palavras que falam da beleza de ter um amigo como Jesus, as palavras tiradas da Palavra de Deus.

Ajude-nos a eliminar de nossas bocas palavras que dividem, ofendem ou ferem, e nos ajude a fazer de nossas palavras instrumentos de paz, unidade e harmonia. Amém.

 

Os olhos

Evangelho

Assim que os anjos partiram para retornar ao céu, os pastores disseram entre si: "Subamos a Belém, vejamos este acontecimento que o Senhor nos deu a conhecer. [...] Maria, por sua vez, guardou todas estas coisas, meditando-as em seu coração.

 

Maria tinha um olhar doce, atento, carinhoso e materno. Seus olhos viram Jesus, olharam para Ele com admiração, com alegria, com emoção e também com tristeza.

Esses mesmos olhos repousam continuamente sobre nós!

Ave Maria…

 

Rezemos juntos:

Ó Maria, mulher do olhar mais doce da história, que olhas a todos com bondade materna e sabes captar em cada momento os problemas, os desconfortos, as dificuldades das pessoas, dá-nos olhos capazes de ver além das aparências.

Não nos deixe passar por alguém com distração e superficialidade, que ninguém se sinta ignorado ou negligenciado. Que os nossos olhos saibam comunicar solidariedade, comunhão, compreensão, amizade. Amém

 

O cetro

Evangelho

Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia e estava lá a mãe de Jesus, Jesus e seus discípulos também foram convidados para o casamento. Entretanto, quando o vinho acabou, a mãe de Jesus disse-lhe: "Eles não têm mais vinho"... A mãe diz aos servos: "Fazei tudo o que ele vos disser".

 

A Madona "Dom Bosco" tem uma coroa na cabeça e um cetro na mão, porque sempre a sentiu como uma ajuda poderosa, forte e eficaz. Dom Bosco sabia que Maria tem um grande segredo, o segredo do seu poder é Jesus. Ainda hoje, quando alguém se dirige a Maria para um pedido, ela se dirige a Jesus e lhe diz: "Você é necessário, eles não têm mais vinho..." E Jesus intervém.

Ave Maria…

 

Rezemos juntos:

Ó Maria, Virgem Poderosa, Rainha da Igreja, não temos sua força nem sua fé, mas desejamos aprender a ser como você, capazes de ajudar!

Ajuda-nos a compreender quando somos necessários, ajuda-nos a nunca recuar quando há trabalho a ser feito, ajuda-nos a viver o "eu vou" em nossas vidas, a nos tornarmos sempre disponíveis aos outros, começando pelas pequenas coisas. Acompanhe-nos em nossa jornada para que nosso segredo também seja, como para você, o afeto de Jesus, sua amizade, nossa confiança nEle. Amém.

 

 

Jesus

Evangelho

"Quando chegou a hora de sua purificação, de acordo com a Lei de Moisés, eles levaram a criança a Jerusalém para oferecê-lo ao Senhor".

 

Nossa Senhora de Dom Bosco nunca carrega o menino Jesus enrolado sobre ela, mas sempre o mostra com os braços abertos num gesto de acolhida e de abraço dirigido a toda a humanidade. O cetro em uma mão Jesus na outra. Cada um de nós pode sentir nos braços de Maria como Jesus! O que Maria só deseja é que conheçamos, amemos e imitemos Jesus!

Ave Maria…

 

Rezemos juntos:

Ó Maria, Mãe de Jesus e nossa mãe, ajudai-nos a amar Jesus, a segui-lo, a escutar sua Palavra. Ajude-nos a "fazer o que Ele nos diz", a pôr em prática seu Evangelho.

Ajuda-nos a ser apóstolos eficazes de Jesus, a falar dele com nossa vida, a apresentá-lo àqueles que encontramos. Ajude-nos também a sermos como Jesus, pão partido para nossos irmãos e irmãs. Amém.

 

Canto final:

Salve Regina! Salve Regina, salve, salve!

Salve, Rainha, mãe de misericórdia, vida, doçura, esperança nossa, salve!

A Vós bradamos, os degredados filhos de Eva.

A Vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.

Eia, pois, advogada nossa, esses Vossos olhos misericordiosos a nós volvei.

E, depois deste desterro, nos mostrai Jesus, bendito fruto do Vosso ventre.

Ó clemente, ó piedosa, ó doce Virgem Maria.

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

LogoAdma2015NoPayoffRevTrasp.png
ADMA
Association of Mary Help of Christians
  • ADMA don Bosco
  • ADMA Primaria
  • Instagram
  • YouTube ADMA

Via Maria Ausiliatrice 32

Turin, TO 10152 - Italy
Privacy

Copyright © 2022 ADMA All rights reserved

bottom of page